Projetos

Bússola – Intranet da Administração Pública Portuguesa

Ver descrição do projeto
A Bússola, apresenta-se como uma plataforma, capaz de orientar cada trabalhador da Administração Pública em todo o ecossistema digital da República Portuguesa, facilitando o acesso e ligação a todos os conteúdos e funcionalidades relevantes para o seu dia-a-dia, melhorando a eficiência e missão de cada trabalhador.
É um espaço de trabalho colaborativo, onde é possível reunir, em projetos transversais, muito do talento das equipas ao serviço do bem-comum dos cidadãos

Área de Governo: Transversal

Portal Mais Transparência - transparencia.gov.pt

Ver vídeo

O Portal Mais Transparência é uma plataforma que permite aos cidadãos acederem a informação disponibilizada pelo Estado de forma mais acessível, reforçando a sua relação de confiança com a Administração Pública.  As análises acessíveis no Portal Mais Transparência resultam do processamento e apresentação dos dados disponíveis através de dados.gov.pt, o Portal Nacional de Dados Abertos. O portal arranca com uma área temática de enorme atualidade e grande relevância para a sociedade: Fundos Europeus (PT 2020 e PRR). 

Área de Governo: Transversal

Participa.gov

Plataforma única para dar suporte aos procedimentos participativos e de cidadania existentes, fazendo uso de tecnologia blockchain para a atribuição dos votos aos cidadãos (Medida #92 do iSimplex).

Área de Governo: Transversal

gIAp

Gestão Inteligente do Atendimento Presencial

Ver descrição do projeto

Solução tecnológica baseada em ferramentas de Análise Avançada de dados e IA, com vista a equilibrar a procura e oferta de serviços públicos no canal presencial.
Permite avaliar a eficiência dos serviços no canal presencial, simular cenários e respetivos impactos do atendimento, num determinado momento, e propor soluções de melhoria (Medida #99 do iSimplex).

Área de Governo: Transversal

Revisão da Arquitetura de SI do Portal da Transparência Municipal

Revisão da Arquitetura de SI do Portal da Transparência Municipal, com vista a garantir a sua evolução técnica e funcional e racionalização de custos de manutenção da solução.

Área de Governo: Administração Interna

Solução de Gestão de Património Imobiliário do Estado

Reengenharia dos processos associados à Gestão de Património Imobiliário do Estado e apoio à Elaboração de Caderno de Encargos, em parceria com a DGTF.

Área de Governo: Finanças

Guia para Projetos de Transformação Digital

Consultar Playbook

Este manual serve como guia, para as equipas de projeto, na criação de serviços públicos digitais focados nos cidadãos, empresas ou funcionários.

A framework usada neste guia, e definida pela equipa do TicAPP para a execução das suas atividades no âmbito da transformação digital da AP, permite às entidades públicas tirar partido das orientações, documentos e exemplos práticos aqui apresentados.

Área de Governo: Transversal

Arquitetura de SI da plataforma GeoNorte para a CCDRN

Avaliação e diagnóstico da situação atual, no que diz respeito à arquitetura de Sistemas de Informação da CCDRNorte, no âmbito da Gestão do Território e Ambiente.

Análise dos requisitos funcionais, identificação de requisitos técnicos e apoio ao planeamento do projeto de implementação da nova plataforma GeoNorte.

Área de Governo: Planeamento

é@Autêntico

Reengenharia de Processos e Elaboração de Caderno de Encargos

Reengenharia de Processos e Elaboração de Caderno de Encargos, no contexto do projeto é@Autêntico que tem por objetivo a obtenção de consideráveis ganhos de produtividade, flexibilidade, capacidade de resposta, eficácia e eficiência de gestão, na autenticação de conteúdos digitais. Este projeto, realizado em conjunto com a IGAC, insere-se nas grandes Opções do Plano e constitui uma medida Simplex. 

Área de Governo: Cultura

Solução de Gestão de Imóveis

Avaliação Funcional e Tecnológica

Análise dos Requisitos Funcionais identificados para uma solução de Gestão de Património Imobiliário para a ESTAMO.

Identificação e Análise de Requisitos Técnicos.

Avaliação Técnica de Plataformas e Relatório de Recomendações.

Área de Governo: Finanças

AUTENTICAÇÃO.GOV e APP Chave Móvel Digital

Estudo de UX e Recomendações

Realização de Testes de Usabilidade das soluções web e mobile AUTENTICACAO.GOV.

Elaboração de um conjunto de propostas de melhoria a implementar nestas aplicações, com vista a melhorar a experiência de utilização e aumentar a adesão a estes serviços, por parte dos cidadãos.

Área de Governo: Transversal

Guia de Boas Práticas de Usabilidade para Aplicações Móveis

Consultar Guia

Com a crescente utilização de dispositivos móveis no acesso à Internet, publicámos um guia de boas práticas de usabilidade para o desenvolvimento de aplicações móveis, abordando as especificidades presentes nestes dispositivos, de forma a garantir o acesso fácil e universal às aplicações móveis dos serviços públicos e expandir a abrangência e detalhe dos conteúdos disponíveis no site usabilidade.gov.pt

Área de Governo: Transversal

Revisão da Arquitetura de SI da FE-AP

Em colaboração com a ESPAP, foi elaborado um estudo sobre os cenários de evolução futura da Arquitetura de Sistemas de Informação da Solução de Faturação Eletrónica da Administração Pública (FE-AP) com o objetivo de garantir a sua evolução funcional e tecnológica, assim como mitigar eventuais riscos de descontinuidade do serviço.

Área de Governo: Finanças

SOLUÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE SOBRE OS DADOS DO SCOT, SIGA E SIGET.

Em colaboração com a ANSR, e com os contributos da PSP e GNR, o TicAPP realizou o levantamento de requisitos e a conceção de uma Solução de Business Intelligence que permite disponibilizar uma visão integrada das contraordenações relacionadas com o código da estrada, provenientes de diferentes entidades atuantes e fontes de dados distintas, contribuindo desta forma para apoiar a ANSR no planeamento, coordenação e monitorização da segurança rodoviária, e para o aumento da eficiência dos processos resultantes da aplicação do direito contraordenacional rodoviário.
 
Área de Governo: Administração Interna