Análise e Ciência de Dados sobre Atendimento

Image

Área Governativa

Modernização do Estado e da Administração Pública

Entidades

Agência para a Modernização Administrativa

Serviços

  • Gestão de Projetos
  • User Interface
  • Data Analytics
  • Data Science
  • Desenvolvimento de software

Contexto

A prestação de serviços a cidadãos e empresas é algo que está no DNA da grande maioria das Entidades e Organismos Públicos. A criação das Lojas de Cidadão e, mais recentemente, dos Espaços de Cidadão, permitiram disponibilizar num único local, um grande conjunto de serviços, aumentando assim a facilidade de acesso e contribuindo para a Simplificação da vida das pessoas, e para a Criação de um melhor ambiente para os negócios.

As mudanças sociais e económicas que se têm vindo a sentir, principalmente nos últimos anos, têm vindo a traduzir-se num conjunto de novos desafios para os pontos de atendimento, tornando premente a disponibilização atempada, e de uma forma holística, de informação sobre a quantidade e qualidade de serviços públicos prestados nos vários pontos de atendimento, de forma a suportar a tomada de decisões e monitorizar o seu efeito.

Desafio

O principal desafio do projeto passava por disponibilizar uma solução que auxilie a equilibrar a procura e oferta de serviços públicos no canal presencial, através de ações de melhoria identificadas com recurso à Inteligência Artificial, simulando os seus efeitos na eficiência e impactos esperados no atendimento.

De forma complementar, e uma vez que tem muitas sinergias com o objetivo principal, criar um sistema de monitorização dos pontos de atendimento, através de dashboards, que permita rapidamente identificar quais os serviços e locais onde é preciso focar, e quais aqueles onde há bons resultados, que possam servir de inspiração.

Missão do TicAPP

Coube ao TicAPP a implementação da medida Simplex, criando uma equipa de projeto com ligações estreitas às áreas de negócio relacionadas com o atendimento presencial, e com as áreas de de sistemas de informação, às quais juntou as suas capacidades internas para a construção dos vários módulos da solução.

Sobre a Solução

O gIAp tem como objetivo contribuir para melhorar a eficiência da AP de modo a simplificar a vida das pessoas e a criação de melhor ambiente para negócios,

Image
Image
Página de Entrada

Monitorizar e Investigar

Com o gIAp é possível apoiar vários stakeholders nos seus processos de tomada de decisão, baseada em dados. Assim, passa a estar disponível a  monitorização de todos os serviços dos pontos de atendimento Loja de Cidadão, dando a conhecer a quantidade de atendimentos e a espera associada. Desde desvendar o comportamento de um tipo de senha, ou uma entidade num ponto de atendimento, até  olhar para a totalidade da rede de atendimento. Desde focar num dia ou semana, até ver as evoluções e tendências dos últimos anos.

Simulação de Cenários

Também é possível realizar  simulações do impacto de alterações ao número de mesas de cada serviço.

Foram desenvolvidos módulos de simulação e otimização – recorrendo à Inteligência Artificial – que sugerem alterações na distribuição de serviços por mesas, e avaliam o impacto esperado na melhoria da espera dos cidadãos, tendo sido escolhida uma Loja de Cidadão de grande dimensão para prova do conceito.

Image
Simulação de Cenários
Image
Visualização de Dados

Dashboards

o gIAp contém dashboards específicos para auxiliar gestores a tomar decisões, desde a gestão mais operacional à gestão mais estratégica,  Desde visões de detalhes, onde se disseca ao pormenor quais os serviços de melhor performance ou que precisam de atenção, até à visão sumarizada que permite ver tendências ao longo dos anos, por ponto(s) de atendimento relevante(s), por serviço(s) ou por intervalo de  tempo a analisar.

Visão estratégica

O gIAp foi desenhado de forma a que facilmente seja possível a inclusão de mais serviços, entidades e pontos de atendimento. De forma mais lata, poder também crescer para outros canais que não apenas o presencial.

Resultados

Com este projeto conseguimos disponibilizar de forma automática, atualizada, consistente e acessível, informação sobre o atendimento presencial nas Lojas do Cidadão, numa plataforma que pode facilmente ser extensível para mais pontos de atendimento, através da consulta de dashboards intuitivos e fáceis de usar.

Permitimos também a simulação de cenários de duas formas: uma manual, em que se varia as mesas de um serviço e se observam os efeitos esperados, e outra totalmente automática que recorre à Inteligência Artificial para propor soluções.
Permitimos assim uma maior agilidade e rapidez na tomada de decisão, uma maior confiança que as ações estão suportadas em KPIs, e que os resultados podem ser monitorizados para avaliar a necessidade de eventuais ajustes.

Aprendizagens

Os projetos de Analytics e Inteligência Artificial necessitam acesso a dados gerados por diversas aplicações externas para poderem existir. O acesso a esses dados dados externos é ainda muito desafiante, pois tipicamente não há rotinas enraizadas sobre partilha de informação, sendo necessários tempo, persistência, comunicação e colaboração.

Por outro lado, embora a componente tecnológica seja emergente, ela apenas existe para suportar o negócio, pelo que foi fundamental o envolvimento, experiência e apoio constante de quem vive o atendimento presencial há décadas.

Finalmente, este tipo de projetos, ao responder a perguntas, abre naturalmente espaço a novas perguntas que  terão que ser respondidas numa futura iteração. Quanto mais utilizadores puderem interagir com a solução, e mais perguntas surgirem, maior será o valor criado, e mais soluções serão encontradas para melhorar a eficiência da prestação do atendimento presencial.

0
+
dashboards
0
+
gráficos
0
+
entidades
0
M +
atendimentos por ano até 2019
0
+
tipos de serviço prestado
0
M +
cenários simulados para otimizar pontos de atendimento