Intranet -Bússola

O ponto de encontro entre pessoas e ideias na Administração Pública

2020

Área Governativa

Modernização do Estado e da Administração Pública

Entidades

Agência para a Modernização Administrativa, INA - Direcção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas

Serviços

  • Transformação
  • User Experience (UX)
  • Direção criativa
  • Especificação
  • Gestão de projetos
  • Produção de conteúdos
  • Desenvolvimento de software

Contexto

O projeto de criação da Intranet.GOV, nasce de uma necessidade antiga sentida por muitos dos trabalhadores da Administração Pública e concretizada numa das medidas do programa Simplex. Em contexto de pandemia de Covid-19, o projeto assumiu ainda uma maior importância como forma de suportar o trabalho colaborativo dos trabalhadores da Administração Pública, assente em plataformas online, fazendo parte das medidas do Plano de Trabalho Colaborativo da Administração Pública, criado no ano de 2020.

Desafio

O desafio fundamental do projeto passava, por conseguir articular numa mesma plataforma online colaborativa, as muitas necessidades de colaboração e comunicação dos vários trabalhadores da Administração Pública. Garantindo sempre uma identidade forte junto dos seus utilizadores, no apoio às suas tarefas do dia-a-dia, a plataforma deveria também pautar por uma experiência de utilização extremamente simples e integrada com as demais ferramentas informáticas.

Missão do TicAPP

Partindo de todo o trabalho de pesquisa e envolvimento de milhares de trabalhadores realizado anteriormente pela AMA e LabX, coube ao TicAPP a concretização não só todo o trabalho de estratégia de conteúdos, arquitetura de informação, desenho da experiência mas também a implementação tecnológica.

Sobre a Solução

Imaginada para ser a verdadeira bússola no dia-a-dia de todos os trabalhadores

Image

Plataforma com Identidade

O conceito essencial da solução assenta na ideia da plataforma como que uma verdadeira Bússola capaz de ajudar cada trabalhador a descobrir a informação essencial para a sua missão no dia-a-dia.

Estrutura focada nas pessoas

A organização de todos os conteúdos da plataforma explora num conceito centrado nas pessoas. Os conteúdos organizados segundo várias áreas, partem da seguinte premissa “O que posso eu, enquanto trabalhador, fazer na Bússola...”

Image
Image

Trabalho colaborativo online

Na Bússola é possível trabalhar de forma colaborativa através das Redes Colaborativas. Plataformas temáticas, destinadas a grupos de trabalho da Administração Pública.

Funcionalidade Estratégica

Simples e intuitivo

Desenhado a pensar no dia-a-dia, o interface da plataforma explora uma abordagem extremamente simples, mas ao mesmo tempo eficaz e impactante em determinados componentes.

Image
Image

Os Dossiês mais relevantes

Para facilitar a identificação da informação mais relevante sobre cada tema, a Bússola, traz também consigo, o conceito de dossiês temáticos, que reúnem todo o conteúdo (notícias, documentos, eventos, etc.) sobre os mais variados temas.

Conteúdos diferenciadores

Fazendo a ponte entre muitos dos conteúdos produzidos pelas várias entidades a Bússola explora também novos formatos de conteúdos infográficos, mais simples, sintéticos e marcantes.

Image
Image

Tecnologia ágil, modular e segura

A Bússola foi construída utilizando tecnologias que fomentam o trabalho em equipa, de forma totalmente integrada com o ambiente de trabalho dos trabalhadores, e de forma segura utilizando o sistema Autenticação.GOV.

Em qualquer dispositivo

Para facilitar a sua utilização, seja onde for, a Bússola, pode ser consultada também através de qualquer dispositivo móvel.

Image

Sobre o Processo

Imaginada para ser a verdadeira bússola no dia-a-dia de todos os trabalhadores

Image

Processo participado e colaborativo

Mesmo antes da missão específica do TicAPP, a existência de um processo colaborativo foi determinante para o resultado final do projeto.

Image

Construção de uma visão estratégica

Para o TicAPP, qualquer projeto deve assentar em primeiro lugar numa visão estratégica. No caso da Bússola, foi também por aí que todo o trabalho começou.

Image

Completamente remote

Mesmo em tempo de pandemia Covid-19, o TicAPP assumiu o desafio de construir a intranet da Administração Pública num trabalho completamente remote.

Image

Processo contínuo de ideação

Para chegar aos conceitos e definições finais da solução foi necessário bastante trabalho de card sorting (online) e geração de muitas ideias diferentes

Image

Experimentação e iteração

Trabalho iterativo com todas as entidades parceiras do projeto através de ferramentas de prototipagem do interface antes da fase de desenvolvimento.

Sobre o Impacto

Focado na eficiência da utilização dos recursos e valorização dos conteúdos

Resultado

Uma das ideias mais importantes de um projeto como este, é a noção que este trabalho nunca está terminado. Existirão sempre novas necessidades e conteúdos aos quais a plataforma se deve adaptar e transformar. Por outro lado a recolha de feedback constante dos utilizadores na identificação de melhorias é outro conceito fundamental a ter sempre em conta.

Contudo, todo o projeto desenvolvido pelo TicAPP, num contexto muito particular, permitiu acelerar de forma determinante o lançamento da primeira versão da intranet da Administração Pública. Construída sobre uma profunda lógica modular e escalável, o MVP pelo qual o TicAPP, em conjunto com outras entidades, foi responsável é um avanço significativo e muito seguro.

Aprendizagens

Uma das aprendizagens mais relevante de todo o projeto é o poder da colaboração. Não só durante o processo de construção de uma visão para a plataforma, mas principalmente durante o projeto coordenado pelo TicAPP e em que foi necessário um trabalho muito próximo com várias entidades públicas. A somar a esta aprendizagem, poderiamos acrescentar uma outra: a importância de ter na Administração Públicas especialistas de experiência comprovada numa série de áreas técnicas. Só com esse know-how interno na Administração Pública é possível superar contextos adversos e calendários com maiores restrições.

0
+
Dossiês temáticos editados
0
+
Guias práticos disponíveis
0
+
Oportunidades de formação publicadas
0
+
Tutoriais instrutivos em vídeo
0
+
Redes colaborativas em funcionamento
0
+
Dias de desenho e desenvolvimento

Referências e artigos online sobre o projeto

Observador

Governo cria equipa de gestão para a plataforma Bússola da Administração Pública

Eco

A plataforma agrega informação pública sobre entidades, organograma e respetivos recursos.

TVI 24

O desenvolvimento da plataforma Intranet.GOV, que tem como principal destinatário a Administração Pública

Diário da República Eletrónico

Procede à criação da Equipa de Gestão da Bússola.